segunda-feira, janeiro 10, 2011

10ª Jor. Campeonato 1ªDiv Distrital Futsal Sénior AFC

3-2


5 inicial:
Fábio; João Lopes; Carlos Alves; Telmo; Teófilo.
Jogaram Ainda: David Vicente; Luís Silva; Neves; João Ribeiro; Pedro Oliveira.
Não Jogaram: Márcio; Davide Trindade.
Golos:David Vicente; Teófilo; Pedro Oliveira.


Após tempo de paragem do campeonato, a LMNC regressa á competição perante um adversário que apresentava algumas alterações no seu plantel, bem como na equipa técnica, tendo em conta o desafio da primeira volta. Um derby um tanto ao quanto aguardado, no sentido de descobrir até que ponto a equipa visitante tinha capacidades e argumentos para contrariar uma LMNC que partia para este encontro como favorito e com a tarefa de resolver bem cedo o encontro e facilitar assim a rodagem de todos jogadores. O mesmo não foi possivel devido ás circunstâncias anormais do jogo, bem como pela pior exibição da época da equipa da LMNC.

O jogo iniciou da forma que se esperava. A equipa de Santa Ovaia de "autocarro á frente da baliza", e em situações de posse de bola, enviavam a mesma para longe da sua área. Esta estratégia e todo este processo defensivo dificultava a equipa da LMNC a encontrar os caminhos para a baliza contrária não favorecendo em nada o espectáculo, aborrecendo todos aqueles que se deslocaram ao Pavilhão de Santiago. As situações de golo ocorriam quase de minuto a minuto para a equipa da Liga, mas na baliza contrária estava uma figura que tudo fez para impedir o golo dos locais. Quando não era o guarda-redes, havia sempre algum jogador ou até mesmo os ferros da baliza a adiar o golo. A equipa de Santa Ovaia sentia bastantes dificuldades para saír da sua defensiva e Fábio, guarda-redes da LMNC, era um autêntico espectador durante esta fase do encontro. Numa das várias jogadas de entendimento, os da casa, inauguram o marcador através de David Vicente, que ao aparecer em frente ao guarda redes, rodeado por adversários, de forma exemplar, bate o guarda-redes visitante. A equipa de Santa Ovaia que até este momento era inofensiva, limitando-se apenas a quebrar o ritmo de jogo através de simulações de lesões constantes, soltou-se e teve uma boa capacidade de resposta, já que numa jogada rápida alcançam o empate, instantes antes do intervalo. As equipas chegavam, então ao período de descanso com uma igualdade e a injustiça pairava nos rostos dos atletas da LMNC.

Para a segunda parte, mais do mesmo da primeira. Apenas se jogava num meio campo, porém estava na baliza Adriano, que de forma brilhante anulava todas as opurtunidades de golo. Quando a LMNC estava balanceada no ataque, a equipa visitante de forma muito eficaz obtem o segundo golo. O sabor a injustiça reinava nas hostes de Nogueira do Cravo, enquanto os atletas tudo faziam para anular a desvantagem. Voltava então de novo a brilhar o guarda-redes adversário Adriano, mas refira-se que após cada defesa, este ficava sempre no chão, acabando por enervar todo o conjunto local. Num desses lances em que ocorre uma paragem proporcionada pelo guardião visitante, o árbitro recorre á "bola ao solo" para retomar a partida. Quando todos os atletas da equipa de Santa Ovaia julgavam que os locais respondiam com fair-play e devolviam a bola, isso não acontece, ficando o jogador local isolado mas não conseguiu concretizar. Refira-se que o fair-play acontece quando o adversário também o tem. Era de forma bastante exagerada que os visitantes quebravam o ritmo e os locais sempre a devolverem o esférico. A partir deste momento, os vizinho de Santa Ovaia jamais o fizeram. Mas o guarda-redes, protagonista do jogo, respondia com defesas, quase impossiveis. Neste momento, os visitantes ja não simulavam lesões afim de perderem tempo. Era com entradas á margem da lei que paravam os atletas da casa. Teófilo, refira-se foi alvo de várias entradas perigosas, colocando em causa a sua integridade fisica. Desconhece-se o motivo, talvez pela sua cor, talvez pelo seu prazer em jogar futsal e pelo espetáculo que oferece a todos os adeptos de futsal. De lamentar tais incidentes que só envergonham a Instituição através de atletas que vestem a sua camisola, que em nada dignificam uma colectividade e todos que estão por detrás dela.
A LMNC, tentava abstrair-se deste anti-desportivismo dos visitantes, e de forma bastante eficiente, Teófilo, assistido por David Vicente finaliza da melhor maneira, obtendo assim o empate. Golo merecido, deste atleta, pelo que lutou neste jogo e pela seu caractér, revelando já bastante maturidade, nunca respondendo a entradas violentas da formação contrária. Logo de seguida, aconteceram mais situações de golo para a formação da casa. Mas foi, já muito perto do final que Pedro Olveira, teve o descernimento necessário para finalizar e colocando a justiça no marcador. Soa o apito final e, com todas as condicionante do jogo, admite-se que sería muito dificil obter um resultado mais avultado. A equipa do Santa Ovaia, com cenas lamentáveis demonstrou uma grave indisciplina. Todos sabem que é uma equipa jovem, em crescimento e com atletas que apresentam vários pormenores técnicos, é bom que lhes sejam incutidos alguns valores indispensáveis para qualquer prática desportiva.
Com este triunfo, a LMNC alcança assim o 3º lugar da tabela. No próximo Sábado, inicia a 3º volta, com a LMNC a receber o lanterna vermelha ASRC Pouca Pena. Apela-se a todos os Nogueirenses que adiram e que apoiem a equipa.

Sem comentários: